Faça sua consulta Faça sua consulta

7 orientações para delegar de forma correta

Especialista fala da importância de transferir tarefas e formar equipes coesas em momentos de crise

 

Nunca foi tão difícil ser líder de uma empresa como neste período de coronavírus. O cenário é de incertezas e medo. São nesses momentos que conceitos como qualidade técnica e capacidade de liderança se confundem e dão origem a um grande problema: o acúmulo de obrigações em função da dificuldade de delegar. Segundo o diretor financeiro e de recursos humanos, André Costa, transferir as atividades em uma empresa é uma tarefa que requer muita dedicação e preparo, uma vez que ela requer constantes treinamentos e capacitações do ponto de vista comportamental.

“Essa dificuldade se reforça em relação às empresas pequenas”, avalia André, que é o responsável pelo RH de instituições como a Farmarcas e Febrafar. “Nessas empresas, o proprietário costuma ser o responsável pelos atendimentos, administração, é quem negocia, recebe os pedidos, executa o financeiro etc. O problema é que na hora que a empresa enfrenta dificuldades ele quer manter essas funções, mesmo com a sobrecarga de trabalho, o que pode gerar grande desgaste para o profissional e sua equipe”, diz.

Para André, quando o gestor evita a centralização e transfere determinadas responsabilidades aos subordinados é possível conseguir resultados mais satisfatórios. O especialista listou para a reportagem algumas dicas para que os gestores de pequenas empresas possam exercer o saudável gesto de delegação de atribuições com segurança, responsabilidade e competência.

Confira!

 

  • Tenha consciência da necessidade – Primeiro ponto é ter a certeza de que é preciso delegar as atividades para conseguir administrar o negócio com eficiência. Planejar as ações e colocar um responsável por projeto e/ou atividade é essencial para o sucesso do negócio. É preciso que o empresário ou gestor desenvolva o espírito empreendedor e incentive isso nos colaboradores para qualificar a maneira como que administra a empresa.
  • Saiba formar sua equipe – Não existe grande líder sem grandes colaboradores. Assim, um dos aspectos fundamentais para o sucesso de uma empresa é a capacidade de montar uma equipe eficiente. Além disso, promova a qualificação profissional e um ambiente de trabalho transparente. Para evitar a sobrecarga de trabalho, é preciso que o líder entenda a importância de delegar tarefas e de organizá-las de acordo com as qualificações de cada um.
  • Entenda como se tornar um gestor eficiente – O líder deve conhecer a si mesmo e a seus colaboradores, para que identifique o que deve ser feito por ele ou transferido para outras pessoas. Essa capacidade de entender as habilidades contribui não apenas para aliviar o trabalho, mas, principalmente, para garantir melhores resultados.
  • Confie nas pessoas – A confiança na equipe é primordial para que esse processo funcione, já que o líder não pode dar conta de tudo sozinho. Tarefas simples devem ser desempenhadas por outras pessoas. É preciso ter em mente que o operacional deve ser delegado a outros colaboradores. O gestor deve ter o foco no planejamento de outros projetos estratégicos e focar no desempenho dos resultados. No caso de atividades muito demoradas, uma boa ideia é transferir a parte mais mecânica, de modo que o gestor realize apenas a aprovação. Assim é possível dar a atenção necessária às tarefas mais decisivas para a empresa.
  • Capacite seus funcionários – Outro tipo de atitude que contribui para delegar as atividades é dividir a carga de trabalho. Com isso o gestor consegue dedicar parte do seu tempo para ensinar os colaboradores a realizarem algumas tarefas. Isso demonstra que o gestor tem interesse genuíno pelo desenvolvimento da equipe e pode ajudar na identificação das pessoas com postura proativa e mais comprometidas.
  • Acompanhe as atividades – Delegar as atividades não significa abandonar as entregas. Para garantir a qualidade do serviço desempenhado, o líder precisa estar atento ao que os funcionários estão fazendo e acompanhar frequentemente as atividades. Muitas vezes o gestor comete o erro de transferir as tarefas e se esquecer de auxiliar a equipe em eventuais ajustes no processo.
  • Melhore sua comunicação – Para delegar atribuições e atividades é preciso verificar se a pessoa que recebeu a ordem entendeu corretamente a tarefa. Muitas vezes a mensagem emitida pelo líder não é totalmente clara ou didática para o funcionário.
Fonte: CNDL (Confederação Nacional da Câmaras de Dirigentes Lojistas)

Comentários

Sistema CNDL

Olá, como posso ajudar?

Olá, como posso ajudar?