Faça sua consulta Faça sua consulta

Informativos sobre o novo Coronavírus

Noticias atualizadas

Artigo: O “novo” futuro começa agora!

O mundo parou! E vai continuar parado até a curva de crescimento exponencial da contaminação do covid-19 desacelerar. Nosso presidente da CNDL estima se retornarmos à normalidade em maio, o impacto no varejo será da ordem de R$ 100 bilhões.  Caso os efeitos da pandemia avancem além desse período, o impacto será ainda maior, com graves consequências para a economia do país. Já é fato que a crise relacionada ao coronavírus atingiu comunidades ao redor do mundo. A rápida disseminação geográfica do vírus pegou o mundo de surpresa, com importantes implicações para a saúde pessoal, a continuidade de negócios e a ordem econômica mundial.

Micro, pequenas e algumas médias empresas, têm caixa para 15 à 30 dias. Os profissionais liberais, autônomos, informais e os próprios trabalhadores CLT, na sua grande maioria, trabalham um mês para viver o próximo. Até grandes empresas estão enfrentando disrupções na cadeia de suprimentos. O desemprego e um grande número de falências serão inevitáveis se o “lockdown” se prolongar. A grande questão é se sua empresa está preparada para responder a esta crise?

Posso afirmar que a maioria das organizações ao redor do mundo não estavam preparadas para navegar por este período de incertezas. O que aconteceu nos últimos dias? Estamos observando uma grande mudança no perfil de consumo:  inicialmente consumidores comprando e estocando produtos além de suas necessidades (acompanhamos este mesmo comportamento, recentemente na greve dos caminhoneiros, sendo que posteriormente houve uma diminuição no consumo). A segunda observação, é que está havendo uma mudança drástica do seu wallet share (gasto no seu orçamento ou compras), dando foco em produtos de primeira necessidade (alimentação, farmácia e serviços básicos), em detrimento ao seu perfil de consumo habitual. Por fim, um aumento significativo de compras por canais on-line e delivery (já podemos observar um crescimento de mais de 300%), hábito que poderá ser adquirido pelos consumidores depois da crise.

Na minha análise, vamos ter um comportamento deste mercado marcado em 3 grandes fases, por falta de um modelo histórico similar, estou aqui fazendo uma análise muito pessoal e acredito que possa cometer erros, principalmente na duração das fases. Mas acredito que se errar será pela minha visão otimista de como estabelecer protocolos de combate a crise nas próximas semanas:

Minhas recomendações para criar o seu “novo” futuro: garanta que seu comitê de crise e o comitê de retomada do crescimento (Fase 1 e 2) criem planos e atuem em plena carga, de forma autônoma e multidisciplinar para lidar com os desafios neste momento. É importante garantir a segurança e bem-estar aos seus funcionários que estarão envolvidos nas operações essenciais de retomada da sua empresa. Busque na Fase 1, identificar gaps de sucessão em cargos críticos e defina ações de contingência em caso de quarentena ou inatividade prolongada dos seus gestores ou cargos críticos. A Fase 2 é fundamental desenvolver uma visão sistêmica, reveja seu modelo de governança e sistemáticas de análise de dados e tomada de decisão. Priorize nas Fases 1 e 2 o fluxo de caixa, neste momento de grande incerteza sobre a duração do impacto da crise, o mais seguro é preparar para o pior cenário. Pratique a solidariedade e empatia, apoiando a sua comunidade. Não foque nos pontos negativos e nem entre em pânico. Ajude como puder a garantir que a crise no setor produtivo não se torne uma crise de abastecimento, fazendo com que o produto chegue ao consumidor final. É possível aproveitar esse momento para mudar estratégias, ganhar agilidade, ser mais eficiente e relevante e sair mais preparado para a Fase 3.

Boas vendas nação varejista!!!

Fonte: CNDL/ SPC Brasil