Faça sua consulta Faça sua consulta

Informativos sobre o novo Coronavírus

Noticias atualizadas

Como cuidar do seu time de varejo em época de coronavírus

Em época de pandemia e isolamento social, empresas socialmente responsáveis e líderes comprometidos com suas equipes cuidam do bem-estar das pessoas.  Essa atitude não deve ser diferente com o time que faz parte da sua loja. Inspirada na live Competências e Desenvolvimento de Pessoas no Mundo D.C. (Depois do Coronavírus), que foi realizada recentemente pelo canal do Mercado&Consumo em Alerta e transmitida pelo Youtube, selecionei alguns dos aprendizados para mostrar como ações simples podem trazer uma nova perspectiva para o seu negócio.

Alinhe o modelo de trabalho em home office do seu time! Nesse primeiro momento de isolamento, as empresas e as pessoas precisaram se adaptar rapidamente ao novo cenário. Talvez, inicialmente, o seu time não tivesse todas as informações ou ferramentas apropriadas para dar continuidade a sua atividade profissional. Para que essa adaptação seja concluída é necessário rever processos e procedimentos, além de viabilizar meios de manter o contato e relacionamento com os clientes, demonstrando apoio em um momento tão delicado.

Já parou para pensar que aquele cliente que tinha o hábito de passar todo dia na loja para tomar um café e dar um olá pode estar precisando agora conversar um pouco e trocar experiências?

O momento é de unir forças. Estimule a união entre os clientes e as pessoas do seu time. Além de dar dicas e orientações de como organizar o tempo e conciliar a rotina doméstica com a atividade profissional, separar um tempo para realizar exercícios físicos, pode tornar o dia muito mais produtivo.

Prepare o seu time para atuar utilizando as ferramentas disponíveis! A depender da estrutura de comunicação que você tenha estabelecido com o mercado, o time da loja pode precisar de alguma orientação ou treinamento. Se a orientação envolve gravar vídeos ou fazer videochamadas com os clientes, tenha certeza de que possuem condições básicas para explorar recursos, ferramentas, preocupar-se com a iluminação e qualidade mínima para uma transmissão desse tipo. Se a comunicação será via texto, manter um discurso claro e coeso é importante.

Ao fazer ligações ou em qualquer tipo de comunicação, tenha a certeza de que todos estão alinhados com o posicionamento da empresa, realizando uma abordagem que reforce a identidade da marca sem perder a pessoalidade e relacionamento que o profissional construiu com sua carteira de clientes.

Coloque todo o time na posição de solucionador de problemas e responsáveis por atitudes inovadoras! Quando várias mentes pensam juntas para solucionar questões e superar desafios, os caminhos costumam ser mais criativos e os resultados surpreendentes. Aproveite a oportunidade para estimular uma cultura centrada no time e aproveitar ao máximo a capacidade intelectual e de produção da sua equipe. Dê a oportunidade de ser surpreendido e conhecer novas competências de seus colaboradores que talvez fossem permanecer ocultas por toda sua trajetória profissional. Varejo é feito de superação e muita dedicação. Encare esse momento como um aprendizado e um meio de evolução do seu negócio e das pessoas que trabalham com você.

Ao assistir a live que foi mediada por Luiz Guilherme Baldacci, sócio-diretor da Friedman no Brasil e contou com a participação de Claudia Elisa, Conselheira de Administração da IBGC, Alessandra Morrison, Diretora de RH da Kimberly-Clark e Cássio Noronha, CEO da Constance, você encontra insights e dicas valiosas para aplicar na sua loja, com o seu time. Entra nessa com a gente!

Fonte: Mercado & Consumo