Notícias

Movimento no comércio apresenta sinais de melhora em fevereiro

Com o término do período de férias e passado o Carnaval, a expectativa do comércio catarinense é de retomada nas vendas. As consultas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC), que indicam as intenções de compras a prazo do consumidor, aumentaram 1,81% em fevereiro no comparativo com o mês de janeiro.


A melhora ainda que tímida é vista com otimismo pelos varejistas e segundo o presidente da Federação das CDLs (FCDL SC), Sergio Medeiros, uma tendência natural de início de ano.Segundo ele há um aquecimento gradual do consumo no decorrer dos meses sobretudo com as datas festivas, como Páscoa, Dia das Mães e dos Namorados. O dirigente lojista revela que a previsão é fechar o ano com crescimento em torno de 4,5% frente a 2011.

Inadimplência

Se as previsões em relação às vendas no comércio estadual estão favoráveis, em contrapartida a elevação da inadimplência começa a preocupar. De acordo com o balanço do SPC/SC, o índice registrado em fevereiro foi de 3,26%, considerado acima dos padrões de Santa Catarina. "Podemos atribuir esta alta no número de inadimplentes aos reflexos das compras de fim de ano", diz Medeiros.

Ele acrescenta que a dificuldade do consumidor em regularizar suas dívidas ainda pode estar relacionada à recessão na indústria estadual e à estagnação na geração de empregos. "As contratações temporárias e permanentes entre dezembro e o começo deste ano ficaram abaixo do esperado.