Notícias

Cacoal tem aumento de 411% de inadimplência em abril

O acompanhamento das atividades do comércio ajuda a definir as ações que o próprio comércio tem que tomar para melhorar o cenário do mercado local.

Um dos índices que ajudam a medir as atividades comerciais é o de inadimplência. A CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cacoal - realiza comparativos mês a mês auxiliando o comércio local neste processo de acompanhamento.

No último mês de abril, Cacoal registrou um aumento de 411% no número de negativados junto ao SPC – Serviço de Proteção de Crédito - em comparação ao mês de março. Este número assusta, pois logo se associa a uma inadimplência exagerada no comércio.

O motivo que justifica este aumento expressivo é o comportamento do próprio comércio local. O mês de março fechou o saldo com 214 negativados em Cacoal. O mês de abril registrou o saldo de 879 pessoas que tiveram seus nomes inclusos no SPC. A diferença entre estes dois meses é que em abril as empresas estão levando ao órgão de proteção de crédito as cobranças provenientes das vendas do período do Natal.

As empresas realizam suas cobranças e tentam renegociar com seus clientes, mas, após essas tentativas durante janeiro, fevereiro e março, essas empresas passam a realizar o próximo passo que é registrar a cobrança no SPC.

Apesar do número expressivo de pessoas negativadas em abril, o número de pessoas que saldaram suas dívidas neste período também foi crescente e alcançou 11% de aumento na comparação com março que fechou com 1.142 exclusões no SPC enquanto abril fechou com 1.268 pessoas que quitaram suas dívidas.

O número de consultas para validação de novos cadastros nos crediários do comércio da “capital do café” também cresceu consideravelmente em abril. Foram realizadas 17.370 consultas, registrando assim um aumento de 9,77% em comparação com março que teve pouco mais de 15.800 consultas. Isso mostra que o comércio continua aquecido e que existe uma procura considerável já que se está na reta final para o dia das mães, no domingo (12).