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Vendas no Dia das Crianças tem crescimento abaixo do esperado

Bem abaixo das expectativas, que projetavam um crescimento de 5% no Dia das Crianças, o mercado sentiu esta que é considerada a menor taxa de aumento nos últimos quatro anos neste período.

Preferência por compras à vista, inflação e crédito mais caro foram os responsáveis pela desaceleração.

 De acordo com o SPC Brasil, as expectativas moderadas dos comerciantes brasileiros se confirmaram e o comércio varejista apresentou o resultado mais fraco dos últimos quatro anos com as vendas a prazo registrando um crescimento de 3,15%.

Nos anos anteriores, as expansões foram de 4,80% (2012); 5,91% (2011) e 8,74% (2010), segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O resultado leva em conta as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia das Crianças, entre 5 e 11 de outubro.

Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a desaceleração da expansão das vendas no setor já era esperada pela maioria dos comerciantes, que sentem os reflexos da inflação ainda em patamar elevado e do crédito mais caro.

Outro dado importante apontado na pesquisa do SPC Brasil é que neste ano, além dos tradicionais brinquedos e peças do vestuário infantil, os produtos eletrônicos - como smartphones, notebooks e tablets - foram incorporados às listas de presentes.