Notícias

Mulheres vão às compras. Estilos de consumidoras

Uma das mudanças mais importantes no perfil do consumidor nos últimos anos é resultante do aumento significativo do número de mulheres no mercado de trabalho, cujo percentual de crescimento é superior ao de homens. O aumento do nível de escolaridade do sexo feminino justifica, em partes, essa transformação, além de refletir diretamente no ganho e no potencial de consumo desse grupo.

Em razão dessa crescente ascensão, as mulheres desenvolveram estilos na hora de comprar. Elas são:

- Dedicadas

Buscam bens de consumo ligados à saúde e ao bem-estar. Têm entre 25 e 40 anos e escolaridade de nível médio ou superior. Trabalham fora e usam cartão de crédito como forma de pagamento.

- Hedonistas

Consomem por prazer, desejo, marca e status. Trabalham por conta própria e preferem pagar suas compras em dinheiro.

- Pressionadas

Reclamam da falta de valorização de seu trabalho. Sentem-se discriminadas quando estão mal vestidas. Têm entre 36 e 45 anos e se identificam tanto com as lojas de rua quanto com as lojas de shoppings.

- Resolvidas

Valorizam a marca de suas roupas. Amam o trabalho, mas prezam a qualidade de vida. Têm acima de 46 anos e gostam de atenção permanente dos vendedores.

- Sobreviventes

Adeptas da compra racional e prática. Com menos de 25 anos, são universitárias ou têm ensino médio completo. Preferem comprar calçados em lojas de departamentos e se adaptam bem ao autosserviço.

- Adolescentes: segmento importante no mercado

As transformações pelas quais a sociedade vem passando também influenciam outros públicos consumidores. Mudanças sociais, econômicas e tecnológicas produziram impacto significativo sobre os adolescentes, que precisam ser analisados como um segmento específico e importante do mercado. Veja alguns dados importantes sobre eles:

- Amadurecem mais cedo

Meninas estão menstruando mais cedo – atualmente, entre 12 e13 anos, contra 14 e 15, há 10 anos.

- Geração shopping

Ponto de encontro, diversão, alimentação etc.

- Ligados à família

Adolescentes e até mesmo adultos permanecem com seus pais em casa por muito mais tempo.

- Globalizados

Por meio da Internet, falam com o mundo, compram de fornecedores internacionais, acompanham as tendências globais.

- Preocupados com o futuro

Já existem planos de aposentadoria feitos especialmente para crianças e adolescentes.

- Perseguem novidades

Buscam inovações e lançamentos.

- Influentes

Decidem suas compras desde os sete anos. Além disso, são fortes influenciadores nas decisões de compras dos pais.

DICA:


O grupo de consumidores infantis é significativo, porque muitas crianças influenciam o processo de compras a partir dos três anos de idade. O fato curioso é que o número de crianças tende a diminuir (cada vez mais as famílias têm menos filhos), enquanto o consumo aumenta. Produtos comercializados para este grupo de consumidores são brinquedos, cosméticos, linha de produtos para banho etc.


Fonte: SEBRAE