Notícias

Confiança no comércio tem piora, mostra FGV

Avaliação sobre situação atual ficou pior, mas perspectivas melhoraram. Expectativas são mais favoráveis na virada do ano, aponta FGV.

A confiança do setor do comércio mostrou piora nos três meses encerrados em novembro, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (29) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Na comparação com os mesmos três meses de 2012, o indicador teve queda de 5,2%.

O indicador mostra piora relativa em comparação com os três meses terminados em outubro: no período, a queda frente aos mesmos meses do ano anterior era menor, de 3,9%.

Os dados apontam que a avaliação do comércio em relação à situação presente ficou menos favorável pelo terceiro mês consecutivo. As expectativas em relação ao futuro próximo, no entanto, melhoraram.

Na comparação de setembro a novembro com os mesmos meses do ano passado, a avaliação sobre a situação presente mostrou queda de 9,8%, maior que o recuo de 5,6% verificado na comparação dos três meses terminados em outubro. Já o índice de expectativas passou de -2,9% para -2,1% na mesma comparação, mostrando melhora do indicador.

"Em síntese, o resultado geral da pesquisa sugere um enfraquecimento gradual do ritmo de atividade do setor comércio na passagem do terceiro para o quarto trimestre e perspectivas mais favoráveis, de aceleração, na virada do ano", aponta a FGV em nota.