Notícias

Comércio manterá portas abertas até mais tarde em Cacoal, diz CDL

Com a proximidade das festas de final de ano o comércio de Cacoal, tradicionalmente, abre suas portas até o período noturno para atender a população que, ao sair dos trabalhos, necessita de tempo a fim realizar suas compras para as festividades.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal –CDL – solicitou através de oficio a prefeitura que estendesse o horário de fechamento do comércio do dia 16 ao dia 31 até as 21h00 de segunda a sexta (com exceção do feriado de Natal e domingos) e até as 18h00 no sábado. A autorização foi dada, por enquanto, do dia 16, segunda, até o dia 24, véspera de Natal, respeitando o domingo como dia de descanso semanal.

A CDL aguarda ainda a autorização de funcionamento prolongado na semana que antecede o dia 31 de dezembro. A prefeitura informou que, no primeiro momento, a CDL e as empresas aguardem até a resolução e análise deste caso.

A Lei municipal 3.171/2013, lei que rege os horários de funcionamento do comércio, determina que as empresas contidas nos grupos I, II e IV (comércio varejista em geral) tenham os horários ampliados até as 21h00 seis dias úteis anteriores ao Natal, no caso, de 18 de dezembro ao dia 24, com exceção de domingo.

Entretanto esta Lei não determina o mesmo para o dia 01 de Janeiro, conforme diz o Artigo 88, parágrafo 16 que enumera como feriados detentores deste benefício os de Dia das Mães, Dias dos Pais, Dias das Crianças e Natal.

Por esta razão a CDL entrou com o pedido e aguarda aprovação. “Com a autorização para ampliar este funcionamento já previsto em Lei se espera que as pessoas tenham mais tempo para consumirem e com isso os funcionários e empresas acabam lucrando mais. Muitos funcionários aguardam este período, que é o de maior venda do ano, para ter mais comissões. Isso ajuda muito as famílias e por consequência fortalece ainda mais o mercado”, disse Thiago Silva, gerente administrativo da CDL.