Notícias

Pela primeira vez em 2013 excluídos do SPC superam os negativados em Cacoal

O resultado do ultimo mês de 2013 foi motivo de comemoração para o comércio de Cacoal. O número de pessoas que quitaram seus débitos e retiraram seus nomes do Sistema de Proteção do Crédito (SPC) foi 53,4% maior que de pessoas negativadas.

No total foram 1.058 pessoas inclusas no sistema e 1.623 excluídas por quitarem seus débitos. Neste cálculo chegamos ao saldo de 565 pessoas que deixaram de estar negativadas em dezembro, diferença entre inclusos e excluídos.

Este fato também aconteceu em dezembro de 2012. O saldo naquele mês foi de 145, tendo como inclusos o numero de 1.351 pessoas e excluídas 1.496. Dezembro então é um mês atípico se levarmos em consideração que em todos os outros meses do ano o número de inclusos é maior que de excluídos do sistema. Com isso a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal – avalia que a população está se empenhando mais em controlar as dividas e aproveitam os rendimentos extras, no caso do décimo terceiro, para retirar o nome do SPC/Serasa.

Com o aumento de 290% no saldo positivo de pessoas que saíram da inadimplência perante o sistema de proteção, percebe-se que dezembro de 2013 trouxe melhores resultados. Neste fato ainda se adiciona o aumento do número de consultas que subiram de 22.086 em dezembro de 2012 para 23.044 no mesmo período em 2013, registrando um aumento de 4,3%. Isso demonstra que as empresas estão mais exigentes em suas políticas de crédito e que o montante de negócios no ultimo ano também aumentou.


Texto: Marcelo Nery.

Foto: Marcelo Nery.