Notícias

62,5% das famílias brasileiras tiveram dívidas em 2013, aponta pesquisa

Em 2013, 62,5% das famílias brasileiras declararam ter dívidas, aponta nesta terça-feira (4) o estudo Perfil Regional de Endividamento e Inadimplência em 2013, divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A região Sul apresentou a maior proporção de endividamento, alcançando 76% das famílias, enquanto na Sudeste registra a menor, com 56,3% das famílias declarando ter dívidas, diz o estudo.

O cartão de crédito é o tipo de dívida mais citada pelas famílias de todas as regiões do país. Nesse caso, mesmo o consumidor que paga as prestações do cartão em dia, entra na categoria de endividados (porque têm uma conta a pagar, ainda que não esteja vencida). Se essa pessoa deixar de quitar sua fatura integralmente, entra na categoria dos inadimplentes.

Inadimplência
Com relação à parcela de famílias inadimplentes, a média nacional foi de 21,2% do total, uma queda de 0,2 ponto percentual em relação a 2012.

A região Norte apresentou o maior percentual de famílias inadimplentes, com 25,9% do total. A Sudeste apresentou o menor percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso (18,8%).


Fonte: G1