Notícias

Cacoal registra aumento de 34,6% na inadimplência

As vésperas de um dos feriados mais promissores do ano para o comércio o índice de inadimplência de Cacoal teve um aumento de 34,6% em março deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

O número de pessoas que tiveram seus nomes inclusos no Sistema de Proteção ao Crédito, SPC Brasil, em Cacoal soltou de 1.356 em março de 2013 para 1.462 em 2014. O numero de excluídos deste sistema, ou seja, os que quitaram suas dividas também teve um aumento, mas não tão significativo quanto o de inclusos. Enquanto 1.142 pagaram suas dividas e retiraram seus nomes em março de 2013, apenas 32 pessoas a mais deste número quitaram suas pendências no mesmo período em 2014.

De acordo com Thiago Silva, gerente da CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal, este é um início do reflexo das vendas do final do ano. “Todos os anos, em meados de março e abril, temos um aumento na inadimplência do município. Entretanto vemos que isso vem diminuindo a cada ano. As empresas estão se fortalecendo e o consumidor vem dando mais valor a ter seu nome livre destas pendências”, afirmou Thiago.

O numero de consultas ao sistema por parte das empresas subiu 7,08% em 2014. Isso mostra que as empresas estão se precavendo nas políticas de crédito e isso resulta em uma economia mais sólida, apesar do índice de inadimplência ser alto.