Notícias

CDL participa de programa de fortalecimento a agroecologia

A EMATER/RO – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – realizou uma Reunião de Articulação de Parceiros no ultimo dia 21, quarta, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).

Esta reunião teve o intuito de articular com entidades parceiras as atividades de agroecologia que a EMATER/RO irá executar referente a Chamada Pública INCRA e SAF/DATER/MDA nº 12/2013 – lote 42. Estas atividades refletem a necessidade de incentivar os produtores a agroecologia que visa a produção de alimentos com uma redução gradativa do uso de agrotóxicos.

Jaime Martin Miranda Caldas, coordenador do programa, trabalha com sustentabilidade e agroecologia a 15 anos e se diz preocupado com alguns fatores na produção de alimentos principalmente por parte da agricultura familiar. “Temos um impasse a resolver. Pensamos em segurança alimentar, onde temos que resolver a questão quantidade de alimentos e a qualidade destes. E para isso temos que estar atentos para a conservação dos diferentes biomas, conjuntos de ecossistemas”, disse Jaime.

A CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal – foi uma das entidades chamadas à parceria no programa. “Entendemos que a agricultura familiar é uma das pilastras da economia local. Nós, enquanto entidade que visa fortalecer a economia, temos responsabilidades de estarmos auxiliando no que for necessário para que o comércio esteja forte. Também é preciso pensar que a agroecologia é uma atividade que vem para instigar uma concorrência saudável no comércio e assim todos ganham por termos mais produtos diferenciados e o consumidor terá mais opções. Assim se faz um comércio forte e com espaço para todos”, disse Marcelo Nery, representante da CDL de Cacoal.

Os próximos passos serão de afinar como cada parceiro deste programa irá desempenhar suas atividades. A EMATER/RO tem a perspectiva de atingir nos próximos dois anos uma média de 80 propriedades onde serão inseridas gradativamente a agroecologia.