Notícias

Mês dos namorados fecha com queda de inadimplência em Cacoal.

Mais uma vez o grau de inadimplência no município de Cacoal surpreende até os mais positivistas. Um aumento de 112,35% no índice de quitação de dívidas foi registrado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal (CDL) no mês de junho. O total de inclusos no Sistema de Proteção de Crédito (SPC) no mês dos namorados de 2014 foi 29,4% menor que no ano anterior, que registrou 1.523 inclusões.

Junho de 2014 teve 1.176 inclusões contra 1.207 exclusões do sistema, o que deixa com o saldo positivo de 31 pessoas que quitaram seus débitos junto ao comércio. Este mesmo mês registrou uma queda de 9,3% no total de consultas no sistema do SPC por parte das empresas.

A título de comparação, em junho de 2013 foram realizadas 16.924 consultas, 1.523 inclusões e 1.272 exclusões, que deixaram um saldo negativo de 251 pessoas negativadas.

Esta queda de inadimplência, sair de um saldo negativo para um positivo na balança de quitações de dívidas, é algo inusitado para a economia de Cacoal neste período do ano. Outro ponto que chamou a atenção da CDL foi o fato de se ter um número maior de exclusões sobre as inclusões em um mês onde geralmente se registra um saldo negativo.

Este fatores levam a crer que a população estão mais retraída e concentrando suas finanças na quitação de dívidas antigas, já que o número de pesquisas nos sistema do SPC também teve retração neste período comparado ao ano passado.