Notícias

Entidade incentiva a Campanha Outubro Rosa nas empresas de Cacoal

O mês de outubro é marcado por várias campanhas que se associam ao Outubro Rosa, campanha mundial que esclarece e conscientiza a importância da prevenção do câncer de mama. Este nome da campanha se deve a cor do laço usado nos anos 90 quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure realizou a primeira Corrida pela Cura, em Nova York. A partir de então a campanha virou símbolo da luta contra o câncer em mulheres.

Em Cacoal várias empresas fazem parte desta campanha. Entre elas esta a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal – que abraçou a campanha e a divulga para seus associados. “Sabemos da importância da Campanha e temos muitas mulheres trabalhando no comércio de Cacoal. Vale a pena lembra-las que é importante se cuidar, ainda mais quando o foco é esta doença. No dia-a-dia as pessoas trabalham e muitas vezes se esquecem de cuidar de si mesmas. A CDL vem lembrando as colaboradoras disso e apoiando estas inciativas dentro das empresas, afinal a saúde dos funcionários também é uma preocupação das empresas”, disse Thiago Silva, gerente da CDL.

A prevenção é o melhor remédio. Médicos recomendam o autoexame e, ao encontrar um nódulo, as mulheres devem procurar imediatamente um médico.

Em Cacoal a luta contra o câncer é uma realidade fácil de encontrar. Só o Hospital São Daniel Comboni, mesmo não estando em total operação, atende cerca de 1.250 pacientes por mês.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), entre 2009 e 2014 a estimativa de incidência do câncer de mama entre mulheres passou de 49,4 mil casos para 57,1 mil, ou seja, um aumento de 13,4%.  O Câncer de mama masculino é mais raro, cerca de 1% dos casos no mundo e geralmente em pacientes com mais de 50 anos.


Autor: Marcelo Nery / Assessoria