Notícias

Inadimplência no comércio de Cacoal aumenta em dezembro
Os dados da inadimplência do município são os apontadores de como o comércio irá se portar diante a balança do crédito pessoal local. Por esta razão a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal – todos os meses mensura estes dados e expõe para que empresários de consumidores entendam como está o mercado de Cacoal.
No mês de dezembro de 2014 a inadimplência teve dados interessantes. Enquanto o número de consultas ao sistema teve uma pequena queda (3,9%) em comparação com o mesmo período de 2013, o número de pessoas que quitaram suas dívidas e retiraram seus nomes do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) despencou cerca de 22,2%. Este fato chamou a atenção dos que acompanham estes índices por que o número de inclusos no sistema aumentou em 9,6% o que resultou em uma diminuição de 81,6% do saldo positivo desta balança de Dezembro de 2014 em relação a de 2013.
Isso significa na prática que a inadimplência teve um aumento no mês de dezembro último e isso se deve, ao contrário de novembro, que o cliente preferiu utilizar a parcela do 13º para outras ações e não para quitar dívidas, como era previsto por alguns órgãos de pesquisa no Brasil e como ocorreu no mês anterior.
Este registro preocupa os empresários que tem neste início de ano o preparo para novas coleções e novos investimentos, apesar de dezembro ter sido um período onde houve um pequeno aumento nas vendas motivado pelos setores de serviços e pela extensão do horário de funcionamento do comércio de Cacoal.
Com este recuo do saldo entre exclusões e inclusões no SPC, cerca de 81,6%, o comércio terá de reforçar suas políticas de crédito para enfrentar o primeiro triênio de 2015, onde geralmente há um aumento da inadimplência devido as compras feitas no período de Natal.

Fonte: Marcelo Nery/Assessoria