Notícias

Empreendedor Individual: 160 mil pessoas têm mais de 50 anos

 

Os profissionais de mais idade que estiverem interessados em se manter no mercado de trabalho poderão continuar suas atividades como empreendedores individuais. Os dados são da Agência Sebrae de Notícias, que nesta semana divulgou uma recente pesquisa do Sebrae sobre a formalização deste público no Brasil.

De acordo com o levantamento da entidade, desde que entrou em vigor, há dois anos, o Programa Empreendedor Individual já regularizou a situação de mais de 160 mil pessoas com idade acima dos 50 anos - 14,6% da categoria. Para se ter uma ideia, o número total de formalizações é de 1,4 milhão de pessoas.

“O programa cria condições para as pessoas dessa faixa etária saírem da informalidade, trazendo seu negócio à legalidade ou iniciando uma nova atividade econômica", diz o gerente de gestão estratégica do Sebrae Nacional, Pio Cortizo.

Expectativas

De acordo com os dados apontandos pela Pnad 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por exemplo, o número de pessoas mais velhas que trabalham por conta própria no Brasil é de 6,4 milhões, ou seja, um terço dos autônomos existentes no País.

Desta forma, entender quais os motivos que levam o setor a manter uma expectativa positiva quanto àformalização desses profissionais fica mais fácil, já que muito ainda precisa ser feito em prol dos trabalhadores de mais idade.