Notícias

Índice de confiança do comércio recua em outubro, frente a setembro

 

O ICOM (Índice de Confiança do Comércio), divulgado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta quarta-feira (9), mostra recuo na confiança dos empresários do setor de comércio entre setembro e outubro deste ano.

O índice passou de 134,7 para 127,4 pontos, napassagem mensal. No resultado trimestral, ou seja, comparando o terceiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, houve queda de 3,3% no índice.

Composição
O ICOM é composto por dois subíndices: o ISA-Com (Índice da Situação Atual) e o IE-COM (Índice de Expectativa do Comércio). O primeiro analisa a percepção da empresa comercial a respeito da demanda no presente momento. No trimestre terminado em outubro, o indicador registrou queda de 4,5%, frente a 2010.

No período analisado, 20,7% das empresas avaliaram a demanda como forte, enquanto 17,5% como fraca. Desta maneira, o indicador chegou a 101,3 pontos, no décimo mês do ano.

Em relação à expectativa com o futuro, o grau de otimismo dos empresários ficou menos positivo. O IE-COM fechou outubro com 153,4 pontos. Comparando o terceiro trimestre deste ano, com o mesmo período do ano passado, houve queda de 2,5%.

Entre os quesitos que fazem parte desse indicador, a tendência dos negócios para os próximos seis meses apresentou o pior resultado. Das empresas consultadas, 63,3% esperam melhora, enquanto 6% aguardam piora da situação dos negócios. No ano passado, 68,8% das empresas esperavam melhora.